SAE executa estratégias de redução e controle de perdas de água

No Brasil, se fosse somado toda a água perdida durante o ano seria possível abastecer seis sistemas Cantareira

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Com objetivo de reduzir as perdas de água, a Superintendência de Água e Esgotos (SAE) iniciou o Programa de Controle das Perdas no Sistema de Abastecimento de Água. Basicamente, as perdas correspondem à diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis dos clientes.

Em qualquer processo de abastecimento de água por meio de redes de distribuição ocorrem perdas, ou seja, por melhor que seja a sua infraestrutura, operação e manutenção, não existe perda “zero”. Existem as Perdas Reais, quando o volume inicial de água disponibilizado pela operadora é perdido durante o processo de distribuição e as Perdas Aparentes, quando, apesar da distribuição de água atingir o consumidor final, o produto não é cobrado adequadamente seja por problemas técnicos na medição ou por fraude do usuário.

Consciente de sua responsabilidade com relação à situação de escassez dos recursos hídricos e com foco na busca de maior eficiência operacional, a SAE está realizando periodicamente uma série de ações para combater perdas de água, como: Varreduras para localização de vazamentos; Reparo dos vazamentos visíveis e não visíveis em redes e ramais; Renovação da infraestrutura com a substituição de redes e ramais antigos e deteriorados; Execução de obras de adequação dos setores de abastecimento, com melhoria dos níveis de pressão nas redes e a redução do tamanho das áreas de controle, de modo a otimizar sua operação e manutenção; Substituição de hidrômetros de modo a se obter a medição precisa dos volumes entregues aos clientes e Combate a irregularidades (“caça fraude”).

A fraude é toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água, trata-se de uma prática irregular e ilegal, podendo gerar multas de R$ 357,00 a R$ 2.970,24.

O Programa, que está em vigor há dois meses, possibilitou que fossem encontrados e corrigidos aproximadamente oitocentos problemas, os quais aumentam o índice de perdas da autarquia, entre vazamentos visíveis e não visíveis, fraudes e outros.

A SAE solicita que, caso os consumidores percebam alguma anormalidade nos imóveis, entre em contato no 0800 34 8195 ou 3268-0423.

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