Perfil da SAE - sae.com.br

Perfil

A Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE) é uma Autarquia Municipal que conta, atualmente, com a distribuição de 100% de água tratada e 98% de tratamento de esgoto.

Para abastecer o município de Ituiutaba a SAE conta com dois mananciais, sendo eles o Ribeirão São Lourenço e o Rio Tijuco. Todo o esgoto coletado é tratado na Estação de Recuperação e Preservação Ambiental de Ituiutaba (ERPAI), sendo o processo de tratamento do tipo biológico aeróbio, através de lagoas aeradas de mistura completa seguido de lagoa de sedimentação. A porcentagem de esgoto tratado pela SAE coloca Ituiutaba em destaque no cenário nacional, pois, segundo dados do SNIS, apenas 42,67% do esgoto produzido no país é tratado. A Autarquia trabalha para viabilizar os investimentos necessários para, em breve, atingir o índice de 100% de tratamento de esgoto.

Sempre preocupada em oferecer água tratada com qualidade aos tijucanos, a SAE foi a primeira Autarquia Municipal da América Latina a receber o certificado ISO 9002 no Sistema de Qualidade do Processo de Tratamento de Água, conferido pelo órgão certificador BVQI - Bureau Veritas Quality Internacional, em junho de 1999. Desde então, a certificação no processo de tratamento da água passou a ser monitorada através de auditorias periódicas internas e externas. Posteriormente, a SAE foi certificada na ISO 9001:2008, padrão internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gerenciamento de Qualidade, e suas normas representam uma metodologia de gestão empresarial comprometida com o aperfeiçoamento contínuo e com os índices de satisfação do cliente.

Atuante como o órgão responsável pelo sistema de abastecimento de água de toda a cidade de Ituiutaba, a SAE segue rigorosamente a Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Esse controle é feito por meio de análises da água em todos as fases do processo na Estação de Tratamento de Água (ETA), bem como nos mananciais de captação, reservatórios e redes de distribuição. Isto significa que a água e seus parâmetros de qualidade são constantemente monitorados, desde os mananciais de captação (Ribeirão São Lourenço e Rio Tijuco) até os pontos de consumo (hidrômetros dos imóveis). O monitoramento nas redes de distribuição e pontos de consumo é realizado por meio da análise da água coletada em 94 pontos espalhados pela cidade.

A equipe SAE acompanha o desenvolvimento e crescimento de Ituiutaba, realizando importantes obras, aprimorando o relacionamento com os clientes, desenvolvendo junto à comunidade projetos disseminadores da importância do uso consciente da água para essa e futuras gerações.

Nos últimos anos, 20 conjuntos habitacionais foram inaugurados, tendo um aumento significativo de famílias atendidas, onde, além de possibilitar o fornecimento de água e coleta de esgoto para os mesmos, trabalha com a ampliação de redes e ramais de água e esgoto, a fim de acompanhar o crescimento acelerado da cidade.

No ano de seu cinquentenário, a SAE consolida-se como uma Autarquia de compromisso, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Ituiutaba, satisfazendo suas necessidades de abastecimento de água e esgotamento sanitário, respeitando os fatores sociais, econômicos e ambientais.

SAE – “Nós a serviço da vida”.