Inicio >> SAE >> Histórico

Histórico

A Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE) foi fundada no dia 27 de dezembro de 1967. Até então, a água que atendia 25% da população de Ituiutaba era utilizada sem qualquer tratamento. O sistema de esgotamento sanitário estava em expansão e não havia tratamento para o esgoto coletado.

Em 1969, a SAE assinou convênio com a Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (FSESP). A assinatura do convênio possibilitou a construção do Sistema de Água. O contrato de administração firmado com o Município determinava a remuneração da FSESP com uma porcentagem fixa da receita de água e esgoto recolhida pela autarquia durante o período de administração. Em 1973, a autarquia inaugurou a Estação de Tratamento de Água 1, com capacidade de captação de 260 litros por segundo. Em 1996, foi inaugurada a ETA 2, aumentando a capacidade de captação de 260 para 400 litros de água por segundo. Foram cerca de 30 anos de gestão da FSESP e, depois Funasa. Em 1999, o Município reassumiu a administração do saneamento. No mesmo ano, a SAE iniciou o tratamento de esgoto da cidade, a partir da construção da Estação de Recuperação e Preservação Ambiental de Ituiutaba – ERPAI.

Em junho de 1999, a SAE foi uma das primeiras Autarquia Municipal da América Latina a receber o certificado ISO 9002 no Sistema de Qualidade do Processo de Tratamento de Água, conferido pelo órgão certificador BVQI – Bureau Veritas Quality Internacional. Em 2001, a SAE foi a única Autarquia Municipal a receber o PNQS - Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Em 2002, a Autarquia ampliou sua planta de operação com a construção da Estação de Captação do Rio Tijuco, com capacidade de 200 L/s. A água do Rio Tijuco foi utilizada por apenas 10 dias, após a inauguração da Estação, durante o período de racionamento que a cidade enfrentou.

Em 2004, a SAE concluiu a obra do Aterro Sanitário e implantou a Coleta Seletiva em 100% da cidade. Em 2005, a operação do Aterro Sanitário e o serviço de Coleta Seletiva passaram a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. No mesmo ano, os recursos do Pró-Saneamento advindos de financiamento contratado junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 7 milhões, foram liberados, possibilitando a realização de inúmeros investimentos e obras importantes que representaram um salto de qualidade nos serviços de saneamento em Ituiutaba. Redes e ramais de água e esgoto foram construídos; redes de água antigas foram substituídas; equipamentos de informática adquiridos; veículos comprados: uma retroescavadeira, dois furgões, duas pick-ups médias e um veículo utilitário tipo van. O Projeto “Escolas do Cerrado” foi lançado com o intuito de promover a consciência ambiental e, além de conquistar a recertificação na Norma ISO 9001:2000, a autarquia ainda foi uma das dez prestadoras de serviços de saneamento do país a se classificar na Chamada Pública nº 004 para integrar o Projeto “Com+Água” - coordenado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, vinculada ao Ministério das Cidades através do PMSS (Programa de Modernização do Setor de Saneamento) – e servir de exemplo para outras operadoras no quesito redução de perdas no sistema.

Em 2006, a SAE concluiu a construção de três reservatórios enterrados de 1 milhão de litros cada e os inaugurou. Os três novos reservatórios possibilitaram ampliar a capacidade de reservação da Estação de Tratamento de Água em aproximadamente 40%. O processo de renovação da frota de veículos da autarquia, iniciado em 2005, também foi continuado com a aquisição, através de recursos próprios, de um caminhão F-350 cabine dupla e um caminhão F-4000. O trabalho da autarquia foi reconhecido pela ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), entre as 20 empresas que administram com êxito os serviços de saneamento.

Em 2007, a SAE iniciou o processo de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ituiutaba, com a execução de interceptores ao longo dos Córregos São José, Pirapitinga e Carmo; adquiriu e instalou, em conjunto como Corpo de Bombeiros, 15 hidrantes públicos em pontos estratégicos da cidade; executou obra de travessia no Ribeirão São Lourenço para possibilitar a utilização alternada das captações do Ribeirão e do Rio Tijuco e ainda recebeu da FEAM o prêmio “Destaque bronze em tratamento de esgotos” e contribuiu com o Município na conquista do prêmio “Destaque ouro em responsabilidade ambiental”.

Em 2008, a SAE realizou o 1º Pregão Eletrônico que expande a oportunidade de comparecimento de licitantes, beneficiando tanto o comprador, quanto o fornecedor. Foi recertificada na Norma ISO 9001:2000, garantindo a certificação do tratamento de água; concluiu o Plano “Diretor de Água”, que define diretrizes para o abastecimento de água ao longo dos próximos 20 anos; realizou a extensão da rede de água e esgoto até a UFU - Campos Pontal e CEFET; implantou a Conta Simultânea, que é a entrega imediata da conta de água e esgotos; concluiu a construção dos interceptores ao longo do Córrego da Lagoa; executou a impermeabilização das lagoas aeradas e de sedimentação da ERPAI, para propiciar o aumento no índice de tratamento do esgoto em mais de 90%. Além de adquirir tubos de geotextil (bags) para desidratação do lodo da lagoa de sedimentação da ERPAI.

Em 2009, iniciada nova gestão, a equipe SAE acompanha o crescimento e desenvolvimento de Ituiutaba. Com a realização de importantes obras, como o fornecimento de água para os novos conjuntos residenciais da cidade, a troca de redes e ramais mais antigos no centro da cidade a fim de garantir a qualidade da água fornecida para a população e a busca de verbas para possibilitar investimentos (PAC2) no sistema de tratamento e distribuição de água em Ituiutaba. Além disso, a SAE, aprimorando o relacionamento com os clientes, desenvolve junto à comunidade projetos disseminadores, a importância de se preservar o meio ambiente futuras gerações, combatendo as perdas de água, uma preocupação constante da Autarquia.

Inicial | Histórico | A Autarquia | Sistema de Gestão de Qualidade | Processos | Comunidade | Meio Ambiente | Licitações | Aprenda com o gotão
Relatório Anual de Qualidade da Água | Tarifas | Postos de Recebimentos | Links | Mapa do Site | Fale Conosco | Regulamento SAE | Dicas | Entenda sua conta